A criança e a família já conhecem bem as preferências, o comportamento e a rotina alimentares. Mais vida social, refeições na escola e fora de casa, influência da mídia e dos colegas expõem a criança a alimentos nem sempre saudáveis ou em porções adequadas para o seu tamanho.

Além disso, nessa idade boa parte da formação do paladar e dos hábitos alimentares já está concluída. Mas isso não significa que já não conseguiremos propor mudanças ou introduzir rotinas mais saudáveis. Com bom-humor, criatividade, afeto e paciência, conseguimos excelentes resultados!

A família pode buscar um acompanhamento nutricional para enfrentar algum problema específico: crianças com colesterol elevado, sobrepeso/obesidade, diabetes, anemia, déficit de crescimento ou carências nutricionais, por exemplo. Sem dúvidas, em todos esses casos, posso ajudar com um tratamento nutricional individualizado e adequado às necessidades da criança. E sem dietas ou restrições severas, e sim com um aconselhamento que busque promover a educação nutricional, tanto para a criança como para a família.

Por outro lado, também gosto muito de realizar o que chamo de trabalho preventivo para a promoção da alimentação e nutrição saudável. Muitas vezes não só a criança começa a se alimentar melhor, mas também toda a família aprende um pouco mais de nutrição.

Conheça como a alimentação e a nutrição contribuem desde o início da vida até a idade adulta:

Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.