As deficiências de vitaminas e minerais, principalmente a anemia, é o problema de nutrição de maior alcance em todo o mundo. Afeta bilhões de pessoas de todas as classes sociais e culturas. São conhecidas como a “fome oculta”, porque muitas vezes não percebemos os sintomas até que eles já sejam graves demais para a saúde.

Chamados micronutrientes porque são necessários somente em mínimas quantidades, as vitaminas e os minerais são essenciais e indispensáveis para a vida humana.

As principais causas das deficiências de micronutrientes são:

  • Alimentação insuficiente ou inadequada
  • Aumento nas necessidades (por exemplo, em gestantes, crianças e atletas)
  • Presença de substâncias anti-nutricionais na dieta, que diminuem a absorção dos micronutrientes
  • Infecções

As deficiências de micronutrientes, especialmente de ferro, são muito sérias. Afetam negativamente o crescimento e desenvolvimento infantil, a capacidade cognitiva, as defesas do organismo (sistema imunológico), a capacidade física e laboral. Na gestação, aumenta os riscos de complicações perinatais para a gestante e o recém-nascido e a mortalidade materna.

As principais deficiências de micronutrientes são: a anemia e a deficiência de ferro, vitamina D, vitamina B12, vitamina A e zinco. Não raramente também observo dietas com baixo teor de cálcio, selênio, ácido fólico, vitamina E, vitamina K, entre outras.

Na avaliação nutricional que realizo, examino a ingestão de micronutrientes para diagnosticar carências na alimentação. Exames de sangue podem ser necessários para o completo diagnóstico. Dependendo de cada caso, poderemos prevenir e tratar as deficiências de micronutrientes:

  • Com a alimentação, incluindo ou reforçando o consumo de alimentos-fontes dos principais nutrientes em déficit na dieta e reduzindo o consumo de fatores anti-nutricionais.
  • Com uma suplementação de micronutrientes, através de uma fórmula individualizada prescrita para cada caso e com o mínimo de contraindicação.

Conheça como a alimentação e a nutrição contribuem para seu bem-estar:

Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.