As doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morte no Brasil e em todo o mundo. São as doenças cardiovasculares (principalmente cardiopatias e infarto), o diabetes, as doenças musculares e esqueléticas (como a artrose) e alguns tipos de cânceres (endometrial, mama e cólon).

No Brasil, as doenças crônicas são responsáveis por 7 em cada 10 mortes no país. Um dos principais fatores de risco é a alimentação inadequada, e chama a atenção que a qualidade da dieta brasileira está piorando consideravelmente nas últimas décadas.

Prevenir é mais simples do que tratar. Assim, para pessoas saudáveis, busco orientar a alimentação adequada e funcional para que seja a protetora do coração e do metabolismo. Já para pacientes que enfrentam a hipertensão, o colesterol elevado ou o diabetes, a dietoterapia é fundamental no tratamento da doença.

Na imensa maioria dos casos, através da alimentação, conseguimos controlar a evolução da doença, aliviar os sintomas e aumentar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Mais do que ensinar o que não se deve comer, busco ensinar quais são os…

• Nutrientes que protegem o coração e o sistema circulatório?
  • Alimentos que ajudam no controle do açúcar do sangue e não sobrecarregam o pâncreas?
  • Alimentos com ação anti-inflamatória?
  • Nutrientes que podem ajudar no alívio dos sintomas?

Entender e ajudar cada cliente de acordo com os limites, preferências e escolhas individuais é o foco do meu trabalho. Vai muito além de prescrever uma dieta específica. Ensinarei como organizar a alimentação com equilíbrio, prazer e saúde, dentro do que é possível e realista na rotina individual. Também trabalharemos as questões emocionais envolvidas na alimentação, nos comportamentos alimentares e na percepção corporal.

Em alguns casos, trabalhamos em parceria entre todos os profissionais da saúde que acompanham o paciente (cardiologista, endocrinologista, clínico, reumatologista, psicólogo, fisioterapeuta, professor de educação física, etc) garantindo assim maior integração e benefícios.

Conheça como a alimentação e a nutrição contribuem para seu bem-estar:

Sem comentários