Receitas e combinações de alimentos para as papinhas e comidinhas do bebê

Receitas e combinações de alimentos para as papinhas e comidinhas do bebê

Separei aqui algumas receitinhas gostosas e fáceis e dicas para você e seu bebê começarem a conhecer um dos maiores prazeres na vida: comer, e comer bem!

Palestras

Mas aviso desde já que alimentar um bebê é muito mais do que preparar os alimentos e oferecer com uma colherzinha. Mesmo que você faça com amor, há muito por aprender, muito mesmo! Aqui temos apenas as receitas de como preparar a comida. Mas como oferecer, estimular a criança a comer, armazenar/congelar ou lidar com os diferentes comportamentos do bebê na hora da comida são outros capítulos que gosto muito de conversar com cada mãe que está começando a fase da introdução alimentar.

Então, se você deseja conhecer mais do universo de como nutrir verdadeiramente seu bebê e se me permite ajudá-la (lo) a construir uma relação saudável e harmoniosa com a comida para toda a vida do seu bebê, leia mais no http://www.rachelnutricionista.com.br/nutricao-infantil/ou agende uma Consulta Nutricional Infantil. Recomendo também participar da nossa deliciosa Oficina de Papinhas, Copinhos e Nutrição Infantil. Tenho certeza que você se surpreederá positivamente com o nosso trabalho.

Será um prazer acompanhar você e sua família nessa maravilhosa descoberta!

Antes de começar a cozinhar, é importante saber:

foto-item-11

Os alimentos a serem oferecidos para o bebê idealmente devem ser apresentados separadinhos no prato, para o bebê aprender os diferentes sabores, aromas, cores e texturas. Todos são amassadinhos com o garfo e oferecidos na colherzinha, sem uso de peneiras ou liquidificador. As carninhas são desfiadinhas pequeninas.

Aqui, as primeiras sugestões das comidinhas são ideais porque ensino como cozinhar e oferecer os alimentos separadinhos e com maior valor nutricional. Mas, de vez em quando, você pode usar as receitas seguintes que cozinha vários alimentos juntos.

Programe, planeje seu cardápio para evitar despedícios. Idas semanais às feiras com o bebê são uma deliciosa aprendizagem de ingredientes naturais para a família. E prefira sempre que possível ingredientes orgânicos e da estação. São mais nutritivos e saborosos.

Bom apetite! 

Papinha de mandioquinha, cenoura, brócolis e frango desfiado

Ingredientes:
¼ de peito de frango orgânico
2 copos de água
1 colher de sopa de cebola em pedacinhos
1 dente de alho cortado em metades
Cheiro verde picadinho
1 colher de chá de sal iodado (o sal sempre deve ser iodado!)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 ramos de brócolis
½ mandioquinha (batata baroa) lavada e descascada
½ cenoura lavada e descascada

Modo de preparo:
Numa panela pequena (ideal de ferro), colocar o peito de frango cortado em cubinhos com os 2 copos de água, a cebola, o alho, o cheiro verde picadinho, o sal e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Levar para cozinhar em fogo médio por cerca de 15-20 minutos.
Lavar bem os brócolis em água corrente e higienizar deixando de molho por 15 minutos em solução de hipoclorito de sódio. Enquanto isso, cortar a mandioquinha e a cenoura em rodelinhas e levar para cozinhar no vapor, por cerca de 10 minutos (até ficar bem molinho). Acrescentar os raminhos de brócolis no cozimento a vapor, e cozinhar por mais 3 a 4 minutinhos. Retirar do fogo. Desfiar o frango em pedacinhos bem pequenos, como se fosse o frango desfiadinho do recheio de uma coxinha (salgadinho). Para o brócolis, separar o talo das flores, e amassar bem as florzinhas com um garfo (descarte os talos ou use em outra receita). Amassar bem com um garfo a mandioquinha e a cenoura ainda quentes, mas sem misturá-las, e acrescentar uma pitadinha pequenina de sal. No pratinho do bebê, coloque separadinhos: a mandioquinha, a cenoura, as florzinhas de brócolis e o frango desfiadinho. Regar tudo com uma colher das de sopa de azeite de oliva (ou óleo de girassol) e servir cada alimento separadinho para o bebê.

Para um melhor valor nutricional, combinar essa receita com uma leguminosa (feijão, lentilha por exemplo, receita a seguir) cozida e amassadinha com o garfo (nas primeiras vezes que oferecer ao bebê, tirar a casquinha dos grãos com auxílio de um garfo ou com a mão mesmo), e oferecer para o bebê também separadinho no prato.

Dicas para combinar os grupos de alimentos

Seguindo esse mesmo modelo de receita acima com 6 grupos de alimentos: 1) uma folha e 2) um legume no vapor, 3) um grão (proteína vegetal, chamada de leguminosa) e 4) carne (proteína animal) cozidas à parte, o 5) tubérculo/raíz cozida no vapor ou um cereal cozidinho em água e 6) óleo vegetal (azeite ou girassol), você pode combinar os seis grupos de alimentos de várias maneiras. De sobremesa ou junto com a comidinha, pode incluir uma fruta fresca para ajudar na absorção dos nutrientes do almoço (a vitamina C das frutas aumenta a absorção do ferro do feijão e das folhas, por exemplo).

Parece muita coisa combinar tantos grupos de alimentos, mas tente lembrar do nosso típico prato brasileiro super nutritivo: Arroz (cereal) + Feijão (leguminosa) + Bife (proteína animal) + Alface (folha) + Tomate (legume) + Azeite (óleo) + Laranja (fruta). Que tal?

Veja quais são os grupos alimentares e mais algumas ideias de combinações saudáveis:

5 grupos

  • Batata (tubérculo) no vapor + músculo cozidinho e desfiado (proteína animal) + feijão preto cozido amassadinho (proteína vegetal, nas primeiras vezes sem a casquinha) + couve refogada picadinha (hortaliça folhosa) + abobrinha (legume) no vapor;
  • Batata doce (tubérculo) no vapor + filé mignon grelhadinho e desfiadinho (proteína animal) + escarola refogadinha e picadinha (hortaliça folhosa) + lentilha cozidinha e amassadinha (proteína vegetal) + cenoura (legume) no vapor;
  • Cevadinha ou arroz cozido (cereal) + couve-flor no vapor (legume) + filé de pescada/linguado assado com limão, alho e manjericão (proteína animal) e desfiadinho + ervilhas cozidas (proteína vegetal) + repolho roxo refogadinho (hortaliça folhosa)

A todas essas 3 combinações, você pode colocar 1 colher de azeite ou outro óleo vegetal (recomendo girassol) e uma fruta natural de sobremesa.

Deixo mais algumas ideias para você brincar na cozinha com as papinhas, estas são de alimentos cozidos juntos:

Papinha de arroz, feijão, couve e carne moída
Ingredientes:
1 colher das de sopa de óleo de cozinha (preferir azeite ou girassol)
1 dente de alho amassado
¼ xícara das de chá de carne moída (preferir de alcatra)
¼ xícara das de chá de feijão (qualquer tipo)
¼ xícara das de chá de arroz branco
1 colherzinha das de café de sal iodado
Cheiro-verde picadinho e folhas de louro a gosto
3 colheres das de sopa de couve picadinha

Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, aquecer o óleo e levar para refogar o alho e a carne moída. Acrescentar o feijão e colocar água suficiente para cozinhar por aproximadamente 30 minutos (até o feijão amolecer). Acrescentar o arroz, o sal, o cheiro-verde e as folhinhas de louro, mexer e deixar cozinhar por mais 10 minutos. Colocar a couve e deixar cozinhar até a água quase secar, deixando em consistência de papinha. Amassar com o garfo e servir os alimentos separadamente.

Papinha de batata, quinoa, abobrinha, escarola e ovo
Ingredientes:
1 colher das de sopa de óleode cozinha (preferir azeite ou girassol)
1 dente de alho amassado
1 colher das de sobremesa de cebola ralada
1 batata média
0,5 abobrinha italiana picadinha
2 colheres das de sopa de quinoa em grãos
3 colheres das de sopa de escarola picadinha
1 ovo
1 colherzinha das de café de sal iodado
Cheiro-verde picadinho a gosto

Modo de preparo:
Ralar a batata com o auxílio de um ralador. Numa panela antiaderente, aquecer o óleo e levar para refogar o alho e a cebola. Acrescentar a batata ralada, a abobrinha picadinha, a quinoa em grãos, o ovo e a escarola. Mexer. Colocar água suficiente para cobrir tudo, e colocar o tempero (sal e cheiro-verde). Deixar cozinhar até amolecer, ficando com consistência pastosa (se necessário, acrescentar mais água aos poucos na medida em que for secando). Amassar com o garfo e servir os alimentos separadamente.

Papinha de fubá, folha de couve e carne
Ingredientes:
1 colher das de sobremesa de cebola ralada
2 colheres das de sopa de carne moída
1 colher das de sopa de óleo de cozinha (preferir azeite ou girassol)
4 colheres das de sopa de fubá
2 folhas de couve picadinha
1 colherzinha das de café de sal iodado

Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, refogar a cebola e a carne no óleo aquecido. Acrescentar dois copos de água e o fubá. Mexer bem. Deixar cozinhar, sem parar de mexer, até ficar espesso. Juntar a folha de couve picadinha e cozinhar por mais cinco minutos em fogo baixo. Servir separadamente.
Sugestão: para complementar o valor nutricional desta papinha, é recomendável incluir um alimento do grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilhas) na refeição.

Papinha de frango, mandioquinha, brócolis e cenoura
Ingredientes:
1 colher das de sopa de óleo de cozinha (preferir azeite ou girassol)
1 colher das de sobremesa de cebola ralada
½ tomate sem sementes picadinho
2 colheres das de sopa de peito de frango picadinho (preferir orgânico)
1 mandioquinha média descascada e ralada
½ cenoura média descascada e ralada
2 raminhos de brócolis
1 colherzinha das de café de sal iodado
Folhinhas de manjericão a gosto
Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, aquecer o óleo e refogar a cebola, o tomate e o frango. Acrescentar a mandioquinha e a cenoura, o sal, as folhinhas de manjericão e colocar água suficiente para cobrir tudo (geralmente 2 copos de água). Colocar a tampa e deixar cozinhar até que os ingredientes estejam macios e com pouca água. Colocar os raminhos de brócolis. Terminar de cozinhar até atingir consistência pastosa. Se necessário, colocar mais água durante o cozimento. Amassar com um garfo e servir os alimentos separadamente.

Papinha de frango, ervilhas e brócolis
Ingredientes:
1 colher das de sopa de óleo de cozinha (preferir azeite ou girassol)
1 colher das de sobremesa de cebola ralada
1 dente de alho amassadinho
½ tomate sem sementes picadinho
2 colheres das de sopa de peito de frango picadinho (preferir orgânico)
2 colheres das de sopa de ervilhas verdes
¼ xícara das de chá de arroz branco
2 raminhos de brócolis
1 colherzinha das de café de sal iodado

Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, aquecer o óleo e refogar a cebola, o alho, o tomate e o frango. Acrescentar as ervilhas verdes e colocar água suficiente para cobrir tudo. Deixar cozinhar por cerca de 10 minutos, e colocar o arroz, o brócolis e o sal, e acrescentar mais água. Colocar a tampa e deixar cozinhar até que os ingredientes estejam macios e com pouca água, em consistência pastosa. Se necessário, colocar mais água durante o cozimento. Amassar com um garfo e servir os alimentos separadamente.

Papinha de maçã, banana e aveia
Ingredientes
½ banana nanica bem picadinha
½ maçã sem casa bem picadinha
1 xícara das de chá de água filtrada
2 colheres das de sopa de aveia em flocos
1 pitada de canela

Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo médio, mexendo sempre. Após levantar fervura, continuar mexendo por mais uns 5 minutos para amolecer as frutas. Servir morno ou frio. Pode bater com auxílio de um mix para formar consistência tipo de mingau. No lugar da água, pode usar leite materno.

A continuação, deixo algumas receitas básicas de alimentos da família que podem ser oferecidos para o bebê, cozidos bem molinhos e amassadinhos com o garfo:

Feijão cozido
Ingredientes
500g de feijão preto, carioca ou rajado cru
3 colheres das de sopa de óleo de girassol
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados
2 colheres das de chá de sal iodado
8 folhas de louro (podem ser desidratadas)
Modo de preparo
Deixar o feijão em molho com água fria (idealmente por 12 horas). Trocar a água 2x antes de levar os grãos para cozinhar numa panela grande. Deixar ferver por cerca de uma hora, ou em panela de pressão por cerca de 40 minutos. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Quando dourarem, despejar tudo na panela com os grãos. Agregar o sal e as folhas de louro à panela com o feijão. Deixar ferver em fogo baixo, certificando que os grãos de feijão estão macios. Separar umas duas colheres das de sopa de grãos de feijão (sem caldo) em um prato à parte e amassar bem os grãos com auxílio de um garfo. Despejar esses grãos amassados na panela dos feijões para engrossar o caldo. Mexer bem, ajustar o sal e servir.

Lentilhas ao azeite 
Ingredientes
500g de lentilhas cruas
10 colheres das de sopa de azeite de oliva extra-virgem
3 cebolas bem picadinhas
2 colheres das de chá de sal iodado
12 folhas de louro (podem ser desidratadas)
Modo de preparo
Deixar as lentilhas cruas em molho com água fria (suficiente para as cobrir abundantemente) por cerca de 1 hora, trocando a água 2x. Colocar a água e os grãos numa panela grande e deixar ferver por cerca de trinta minutos. Em outra panela, aquecer o azeite e refogar as cebolas picadas. Quando dourarem, despejar as cebolas e o azeite na panela com os grãos. Agregar o sal e as folhas de louro à panela com as lentilhas. Deixar ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos, agregando um pouco de água fria caso resseque. Ajustar o sal e servir.

Arroz cozido
Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado e escorrido (branco, integral, etc)
½ cebola pequena picada
1 colher de chá de óleo de girassol
1 xícara de água (essa água é para arroz branco. Se for outro tipo, precisa de um pouco mais de água)
1 colherzinha das de chá de sal iodado

Modo de preparo:
Numa panela antiaderente, refogar a cebola no óleo. Acrescentar o arroz, fritando-o nesse refogado. Adicionar a água e o sal, mexer bem e deixar cozinhar por 10-15 minutos em fogo baixo.
(Obs: utilize arroz integral, cateto, vermelho nessa receita, tomando o cuidado de aumentar a quantidade de água).

Boas comidinhas para vocês!