RachelOlá,
Sou nutricionista com quase 20 anos de experiência, formada pela USP com mestrado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Bioquímica pela UNICAMP.

Por quase dez anos integrei a equipe de nutrição da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Levei nossas pesquisas em nutrição esportiva, metabolismo e diabetes para a Austrália, Escandinávia e Estados Unidos, por exemplo, e recebi prêmios científicos e láureas de excelência acadêmica. Comecei assim a acompanhar pessoas com sobrepeso e obesidade, atletas profissionais e amadores, e ao mesmo tempo aprendi a gostar de esporte, treinando e competindo natação.

Os primeiros pacientes me ensinaram que para realmente ajudar as pessoas eu precisaria saber muito mais que só nutrição e bioquímica. Comportamentos, emoções e dietas são bem mais complexos do que a nutrição pode entender. Resolvi então voltar para a faculdade e estudei psicologia, programação neurolinguística e filosofia. Aprofundei-me o suficiente para dar aulas em Universidades do Brasil, Chile e Panamá.

Através de trabalhos voluntários e viagens para países que enfrentam graves problemas nutricionais na América Latina e na África, meu interesse pela nutrição materno-infantil, ou seja, das pessoas mais vulneráveis, começou a aumentar.

Morei no Panamá por cinco anos e ali assumi oficialmente como nutricionista do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU) para América Latina e o Caribe. Brindei assessoria técnica e participei de missões de assistência humanitária a diversos países como Haiti, Peru, Guatemala e até mesmo o Brasil.

Nossa cooperação internacional focava temas como nutrição na gestação, aleitamento materno, alimentação complementar e políticas de alimentação e nutrição.

Em 2011 recebi minha maior benção: tornei-me mãe! Apliquei todas as recomendações de saúde e nutrição materno-infantil que conhecia e assim descobri que a aprendizagem é eterna… Em 2016 mais uma benção nasce na minha vida! É a chegada do meu segundo filho, que me permite reviver a maternidade com um olhar menos ansioso.

Minha paixão é ajudar as pessoas a melhorar e evoluir, dentro do que cada um objetiva ou almeja para si mesmo. Seja para aprender mais sobre nutrição, resolver problemas da alimentação de seu filho, melhorar sua qualidade de vida e rendimento físico, ou garantir uma gestação saudável, será um prazer acompanhar-lhe nesse processo!

Seja muito bem vindo,
Rachel

Rachel Francischi
Nutricionista (FSP/USP CRN3 9780)
Mestre em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica (UNICAMP)
Master Practioner em Programação Neurolinguística (PNL)
Nutricionista para América Latina e Caribe do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU) (2007- 2012)