Atletas profissionais ou amadores de todas as modalidades, frequentadores de academias, corredores de rua e até mesmo grupos especiais como adolescentes e pessoas de terceira idade que se exercitam regularmente podem se beneficiar consideravelmente da nutrição aplicada à atividade física.

O desequilíbrio nutricional causado pela sobrecarga do exercício e pela deficiente nutrição que não se ajustou às demandas da rotina de treinamentos impõe consequências prejudiciais para a saúde e o rendimento do atleta.

Alguns desses sinais incluem as câimbras e dores musculares, fadiga e cansaço crônicos, dificuldades na recuperação e falta de energia para o treino ou prova seguinte, lesões frequentes, diminuição na concentração e falta de atenção mental, sonolência excessiva ou dificuldades para dormir, dores de cabeça, resfriados frequentes associados à queda na resistência, entre outros.

Na nutrição esportiva, tanto a ciência como o mercado evoluem rapidamente, produzindo conhecimentos e produtos de última geração. Mitos, informações falsas e desconhecimentos são comuns. As dúvidas são diversas:

 

  • O que e quanto comer ou tomar antes, durante e depois da atividade física?
  • Qual o suplemento indicado durante a atividade física intensa e prolongada?
  • Treinos ou competições curtas também exigem alguma suplementação específica antes, durante ou depois?
  • Comer carboidratos à noite é proibido para um esportista que quer emagrecer?
  • Para uma prova ou competição, qual seria a dieta ou suplementos especiais recomendados?
  • Quais os nutrientes seguros e não-dopantes (ou seja, que não são considerados proibidos pelo doping) para auxiliar um atleta ou praticante de atividade física?

 

As respostas para essas perguntas dependem de vários fatores, principalmente das características individuais de cada atleta e também do tipo, frequência e duração das sessões de treinamento.

Para determinar o preparo nutricional de cada cliente, identificaremos quais objetivos e motivações pessoais com a prática esportiva. Conversarei também sobre as principais características e o metabolismo da(s) atividade(s) física(s) desempenhada(s), pois são determinantes das necessidades nutricionais especiais que o exercício físico demanda. Avaliarei a composição corporal por diferentes metodologias e juntos traçaremos metas no curto e longo prazo. Calcularei individualmente as demandas nutricionais de energia (calorias) e de nutrientes, tanto diariamente como para cada sessão de treinamentos e para as competições. E conhecendo a rotina e as necessidades específicas, discutiremos os alimentos e suplementos recomendados, nas quantidades ideais e no momento oportuno para o consumo.

Aprenda como a nutrição esportiva é uma aliada fundamental do alto rendimento:

Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.