Após a gestação: o puerpério
O pós-parto ou puerpério dura bem mais do que os iniciais quarenta dias após o nascimento. É um momento único e confuso, repleto de altos e baixos emocionais e físicos, caos nos primeiros dias, dúvidas e até mesmo angustias. As mudanças na vida da mulher e da família são imensas, a começar pela relação com o próprio corpo após a gestação, a responsabilidade da nutrição de outro ser humano e a disponibilidade física e emocional para cuidar de um bebê.
Do ponto de vista nutricional, a mulher após o parto necessita grande quantidade de nutrientes, especialmente para a produção do leite materno. A mulher que amamenta está queimando cerca de 600 kcal a mais por dia, o equivalente a correr uma hora por dia, todos os dias. Quem corre ou já correu, sabe bem o desgaste que isso significa! É por isso que muita fome e muita sede são comuns durante a amamentação.
A nova rotina, as mudanças no ritmo de sono e eventualmente as cólicas ou alergias do bebê podem impor mais dificuldades na alimentação da mãe.
No pós-parto, os objetivos nutricionais que busco cuidar com cada mulher incluem:
- Amparar e acolher a nova mãe em suas dúvidas e inseguranças, principalmente com relação à amamentação e toda nutrição da dupla mãe-bebê
- Assegurar o ótimo estado nutricional da mãe lactante e do bebê
- Apoiar na amamentação, ajudando para que seja exclusiva até os seis meses de idade e continuada até os dois anos de idade ou mais, sob livre demanda (recomendação da Organização Mundial da Saúde, Unicef e Ministério da Saúde)
- Permitir a redução saudável do peso e da gordura corporal
- Aliviar desconforto por sintomas indesejados durante o pós-parto, tais como insônia, prisão de ventre, hemorroidas, alterações de humor, estresse, etc
- Revisar a alimentação da mãe lactante com restrições dietéticas, comuns nos casos de alergias do bebê e/ou da mãe ao leite de vaca, soja, peixe e crustáceos, oleaginosas e glúten, por exemplo
- Ajudar no processo de fusão emocional mãe-bebê
De modo totalmente individualizado, orientarei uma alimentação balanceada, viável e prazerosa, adaptada à nova rotina da família e adequada para atender às demandas nutricionais do pós-parto e os objetivos pessoais de composição corporal e saúde da mulher. Em alguns casos, também prescreverei suplementos específicos para cobrir as necessidades individuais de nutrientes essenciais.
Conheça como a alimentação e a nutrição contribuem desde antes da gestação até o pós-parto e a amamentação:
Sem comentários