Zeca Bicudo, 45 anos
Nutrição para o bem-estar
“Desde os 9 anos de idade faço dieta. Meu sobrepeso me trouxe várias lesões, além de me presentear com uma arritmia. Depois de 36 anos de luta com a balança, aos 45 anos, estava decidido a fazer a cirurgia bariátrica com redução do estômago, só não fiz por uma questão financeira e pela demora da fila do SUS.
Nesse intervalo, entre a espera e a cirurgia, conheci o trabalho do fisioterapeuta Marcelo Semiatz (Força Dinâmica), que me dissuadiu da ideia e me indicou a nutricionista RACHEL FRANCISCHI. Resisti por não acreditar ser capaz de emagrecer sem um moderador de apetite, mas marquei uma consulta. Já passei por inúmeros profissionais e conheço uma infinidade de dietas, assim, não esperava encontrar nada de diferente.
No dia da consulta fui recebido por Rachel e percebi algo novo logo de início. Não sei se por excesso de carência o que notei foi um acolhimento da minha pessoa por inteiro. Em uma hora e meia de consulta resumi meu histórico de vida procurando relacionar com a obesidade e descobri que ali eu me tratava de forma integral, muito além de um cardápio de orientações nutricionais, que de maneira geral, todo gordo já conhece.
Há no tratamento uma busca mais profunda do que as camadas de gordura que apresentamos na nossa aparência. A procura da causa tem sido mais importante do que o efeito exteriorizado nesse momento.
Sem conseguir seguir com rigidez o que me foi proposto, perdi 2,5 kg no primeiro mês, depois, no segundo, engordei 500g, no terceiro, perdi mais 2,5kg isso sem conseguir ter a disciplina necessária para restringir os alimentos mais calóricos como doces, sanduíches. Apesar disso, a minha alimentação tem sido mais saudável. Mas, para mim, o fundamental tem sido uma mudança de pensamento, tanto na escolha dos alimentos como na forma de encarar a obesidade.
Os benefícios são definitivos e não paliativos como em todas as outras dietas que já fiz, em que emagrecia e depois de um tempo voltava a engordar.
Rachel atende a diversas faixas etárias e a diferentes tipos de necessidade, como atletas de ponta, atletas amadores, crianças, obesos, não vejo, assim, um perfil limitado de pacientes porque ela se utiliza de uma ferramenta que é adequada para qualquer um, o AMOR.
A delicadeza, a entrega durante a sessão são pontos diferenciados nessa profissional que procura ver sempre a parte cheia do copo, e, se ele estiver vazio ela valoriza o ar que ali dentro está.
Não sei se vou conseguir alcançar minha meta de emagrecer 45 kg e não engordar mais, mas sinto que algo tem modificado internamente nesse tratamento, o que me dá esperanças e confiança de que é possível alterar algo introjetado em mim durante muitos anos.
É um privilégio poder ter conhecido Rachel e me tratar com ela.”