Todo atleta e esportista que leva sua prática a sério deve ter um adequado programa nutricional para enfrentar as demandas impostas pelo exercício. Para muitos, uma sessão de treinamento começa com o alongamento ou o aquecimento. Do ponto de vista da nutrição, uma sessão de treinamentos inicia com a alimentação prévia que antecede a atividade física, preparando o corpo com os líquidos e nutrientes necessários para a realização do exercício.

Enfrentar uma sessão de treinamento intenso sem preparar-se adequadamente do ponto de vista nutricional é o mesmo que dirigir um automóvel com o tanque de combustível na reserva. Podemos ser obrigados a interromper o exercício muito antes do esperado e em péssimas condições.

A nutrição pré-treino ou pré-competição pode ser considerada desde a semana anterior à competição, a véspera de um treino longo ou a refeição imediata anterior à prática esportiva. Ajustes quantitativos e qualitativos são calculados individualmente (especialmente no teor de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e hidratação) e específicos para cada exercício (baixa, média ou alta intensidade, exercícios prolongados ou curtos, intervalados ou contínuos, em ambientes quentes ou frios, etc).

A nutrição pré-treino ou pré-competição é fundamental para o desempenho. Buscarei com cada cliente ajustar vários objetivos nutricionais com esse preparo nutricional, como por exemplo:

 

  • Evitar que o atleta sinta fome, fraqueza ou hipoglicemia durante o exercício
  • Facilitar a digestão, com alimentos de digestão fácil e oportuna
  • Aumentar a circulação de combustíveis (glicose e aminoácidos) para os músculos exercitados
  • Economizar o uso das reservas de glicogênio (carboidrato) muscular e proteínas musculares para melhor desempenho
  • Garantir a hidratação adequada e o equilíbrio de eletrólitos, entre outros

 

Aprenda como a nutrição esportiva é uma aliada fundamental do alto rendimento:

Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.